sábado, 23 de junho de 2012

Arroz com Lentilha




ARROZ COM LENTILHA
* 1 copo de arroz
* 1 copo de lentilha (aquela que normalmente se faz sopa)
* cebola
* azeite
* temperos (sal, alho)
2 copos de arroz e de lentilha dá um montão de mjadra. Você pode preferir mudar a receita, basta que coloque a mesma quantidade de arroz e lentilha.Refogue um pouco a lentilha, com sal e alho a gosto. Depois coloque água até cobrir e mais um pouco. Para os que precisam de medidas precisas, coloque uns 5 copos de água. Coloque mais água para esquentar numa panela em separado, porque você vai precisar.
deixe ferver até a lentilha ficar al dente (macia mas firme) e acrescente o arroz. Verifique o sal, provavelmente vai precisar de mais. Acrescente mais água quente até cobrir tudo e mais um pouco, mas não exagere. Aí não tem jeito, tem que ser no olho mesmo. De vez em quando verifique a panela e veja quanta água tem e se o arroz já está cozido (a lentilha já deverá estar). Se estiver secando e ainda não estiver cozido, ponha mais água. É preferível que o arroz cozinhe demais a de menos. Continue até cozinhar e secar, como arroz normal.
Corte meia cebola (ou mais, a gosto) em rodelas não muito grossas e frite-as em bastante azeite de oliva de boa qualidade, até que fiquem bem douradas. Desligue e espalhe tudo, inclusive o azeite, sobre o mjadra na panela. Dá um sabor especial. Se por alguma razão você não puder/quiser pôr cebola, ponha só azeite. Se você pensa que não gosta de cebola, experimente.